quarta-feira, 18 de abril de 2012

PINTURA TEXTURIZADA A BASE DE POLIURETANO (PU)

Pintura texturizada a base de poliuretano (PU)
   

           Existe muita maneiras e fórmulas para pintar com texturas sua caixa acústica, e uma delas  é a pintura a base de PU, que deixa um acabamento mais refinado que o batida de pedra que foi postado anteriormente, porém mais cara, e para dar um bom resultado, exige um pouco mais para a preparação da pintura já que a tinta não é densa como o batida de pedra, que esconde algumas falhas deixadas na madeira.
        Para fazer este trabalho de pintura texturizada em sua caixa, voce tem que ter disponível um compressor, uma pistola de pintura e uma pistola com bico de pulverização.


     Material para realizar a pintura:


  • massa para madeira
  • lixas gr 80, gr 150 e gr 220
  • massa plástica (plastic)
  • massa rápida cinza
  • espátula plástica
  • primer a base de PU
  • tinta PU
  • redutor para pinturas em PU

  1. Todos os defeitos causados na madeira pelo martelo, nos locais onde levou pregos ou parafusos, e também naqueles arranhões mais profundos causados no manuseio da caixa durante sua construção, faça a correção com a massa plástica e dê o acabamento com a lixa gr 80.
  2. Com a massa para madeira, espalhe com a espátula em todas as superfícies da caixa em camadas finas, pelo menos em três a quatro demãos, cobrindo todos os lados da caixa. Depois de bem seca a massa use a lixa  gr150 de preferência com uma lixadeira orbital , mas se não tiver lixe manualmente mesmo, usando uma madeira ou uma sola de chinelo de borracha sobre a lixa, para dar um acabamento uniforme da massa deixando as superfícies da caixa totalmente lisas.
  3. Limpe bem  caixa com o jato ar do compressor eliminando todo o pó das massas lixadas, e aplique com a pistola de pintura o primer a base de PU em todo lado externo da caixa.
  4. Como a massa rápida cinza, corrija os defeitos das superfície, como as pequenas marcas deixadas de lixas, pequenos orifícios que a própria massa deixa, enfim, tente eliminar o máximo de defeitos que você localizar. Com a lixa gr 220 lixe todas as correções feitas, e depois lixe geral, cetificando que as superfícies da caixa estão  lisas e sem defeitos.
  5. Com a pistola de pintura aplique a tinta PU diluida com redutor sobre toda a caixa e espere secar.
  6. Com a tinta PU sem diluição nenhuma de redutor, aplique com a pistola de pulverização, com uma pressão constante de 80 lb, com uma distância aproximada de uns 40cm. Acione o gatilho da pistola fora da caixa, passe por ela numa velocidade uniforme e só desacione depois que passou pela caixa, isto evita que sofra concentração de tinta deixando um acabamento perfeito na textura. Aplique as demãos até que fique de acordo com a textura que voce quer.

Dica: Faça antes um teste em uma chapa de madeira, seguindo todo o processo da pintura para garantir que nada vai dar errado.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...