domingo, 23 de setembro de 2012

Caixas acústicas T-18 - Projeto e passo a passo da montagem.

projeto e passo a passo de montagem de caixa acústica sub T-18



               Esta é a caixa para sub-grave T- 18, fiz algumas modificações do projeto abaixo, mas respeitando as medidas e a litragem para que nada mudasse em termo de resposta. A primeira modificação foi com as alças, recortando a madeira lateral substituindo assim as alças de ferro e também reforcei internamente com sarrafos todas as junções das madeiras usadas na construção, dando assim uma melhor fixação entre as partes, eliminando qualquer possibilidade de vibração. A moldura da tela foi com sarrafo de cedrinho na medida de 2 x 4 cm fixadas na própria caixa. A segunda camada do painel do altofalante deixei como guia de centralização.
         
projeto de caixa acústica sub T-18
Projeto T-18
                Antes de começar a construir uma caixa, temos que estar atentos na sequência da montagem para que não aconteça de chegar ao ponto de você pregar uma e não ter como pregar a outra madeira, isto é, ficar sem espaço. Para que isto não ocorra, preparei um passo a passo da montagem desta caixa, que não é complexa, e vai te dar a certeza que vai prevalecer todas as medidas do projeto e que todas as partes estarão bem fixadas, evitando qualquer vibração. Para fixar, podemos usar tanto pregos como parafusos, o que não pode faltar é cola de madeira na união das peças, evite usar pouca cola.

1 - Comece fixando a base com as laterais e o fundo e logo a seguir coloque a rampa inferior.





















2 - Seguindo rigorosamente pelo projeto, faça as marcações onde vão ser fixadas as madeiras internas da  caixa e copie externamente para servir de guia para os pregos ou parafusos, isto vai facilitar muito na montagem, e logo após, faça o corte para o espelho dos conectores comercializados ou na própria madeira como foi construida nesta caixa acústica.





















3 - Cole os sarrafos internos da rampa traseira e fixe a rampa superior e também o reforço central da rampa, e depois misture pó de serra com cola de madeira e faça uma vedação em todas as peças já fixadas e espere secar para dar prosseguimento da montagem.

     



















4 - Pinte com batida de pedra a parte interna traseira da caixa antes de fixar a rampa. Após secar o batida de pedra coloque a rampa traseira.
























5 - Faça o corte das alças, se for comercializadas, corte de acordo com suas medidas, no caso desta montagem eu fiz um recorte personalizado e em seguida pregue a tampa superior da caixa.






















6 - Após pregar a tampa cole os sarrafos seguindo o desenho interno do gabinete, das alças se estiver usando este tipo personalizado, e na tampa superior, pregue em cada lado uma madeira de 16cm de largura, com o comprimento que vai da tampa frontal até a rampa superior.





















7- Coloque um sarrafo de cedrinho 2 x 4cm com 1cm de recuo para ficar como moldura da tela e também pregue os sarrafos para reforçar a trava inferior entre as laterais e a base da caixa e uma madeira centralizada de 25,4cm de largura com o comprimento que vai da moldura até a rampa inferior. Feito isto fixe o painel frontal superior.





















8 - O próximo passo será fixar o painel do altofalante na caixa e sobre este coloque o painel guia. Tenha o cuidado de colocar bem centralizado este segundo painel como guia, seu furo é equivalente ao diametro total do falante com uma folga de aproximadamente 2mm.



montagem de caixa de som T-18




















9 - Para terminar a montagem, complete a colocação da moldura da tela do jeito que está na ilustração e com uma lixadeira arredonde os cantos para começar o processo da pintura.


montagem de caixas acústicas



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

280 comentários :

  1. Simplesmente uma OBRA PRIMA gostaram ? contrate os serviços e descubra vc mesmo a qualidade,sou cliênte a tempos e sempre o indico ele é fera.

    DJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu email e deson-2-s@hotmail.com

      Excluir
    2. ola amigos gostaria de fazer uma caixa pro falante de 15 pl de 600watts na litragem certinha alguém pode me ajudar tipo altura largura fundo nesse modelo de caixa T18 OBRIGADO PESSOAL

      Excluir
  2. Parabéns!!! Faço caixas a algum tempo e gostei de sua postagem.Ainda existem profissionais que "escondendem" seus macetes:pura tolice . Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Antes de mais nada , gostaria de parabeniza-lo pelo excelente trabalho ! e por fim gostaria de perguntar : qual o auto falante que vc indicaria para essa caixa de som ? sei que o projeto é para 18" polegadas...um grande abraço !!!

    ResponderExcluir
  4. DJ Edtraks, obrigado. Um ótimo falante para estas caixas T-18 é o Snake HPX 2180, muitos clientes meus estão usando e aprovaram a resposta, mas isto não impede que você use outros modelos de 18". Abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo este projeto e de topo, ja fiz algo paresido de umas caixas que copiei, mas nao tinha nada a ver com isto, so nao somsigo persever as medidas, se me podese mandar, ficava mt agradesido, um grande abraco. e que Deus o abencoe. alexandrevidal32@gmail.com

      Excluir
    2. Amigo este projeto e de topo, ja fiz algo paresido de umas caixas que copiei, mas nao tinha nada a ver com isto, so nao somsigo persever as medidas, se me podese mandar, ficava mt agradesido, um grande abraco. e que Deus o abencoe. alexandrevidal32@gmail.com

      Excluir
  5. Antes de mais nada, parabéns pelo seu trabalho, Deus o abençoe!
    Esta caixa seria boa para se trabalhar com banda, em área externa? Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. bom dia Senhor Arnold posso usar qualquer tipo de tinta preto fosco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer tipo de tinta, pode ser Laca Nitrocelulose (Duco), PU, esmalte sintético etc.
      Abraço

      Excluir
  7. Muito boas as dicas, gostei. Também faço caixas. gostaria de compartilhar meus projetos, como faço?

    ResponderExcluir
  8. ola amigo,voce poderia mandar para mim o projeto com as medidas deste modelo de caixa t 18, as medidas de corte ,para eu montar para mim em casa gostei deste modelo ! e ouço falar bem dela, por favor ,meu endereço de amail é djjanio1@gmail.com ,aguardo obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber as medidas de altura, profundidade e largura, pois não ficaram bem esclarecidas(unidade de medida em metros).
    Em resumo, gostaria de lhe pedir que informasse todas as medidas que foram apresentadas na segunda imagem do projeto T-18.
    Segue: alvaro.henrique18@gmail.com

    Desde já Agradeço e que DEUS lhe abençoe grandiosamente.

    Att.
    Álvaro Henrique

    ResponderExcluir
  11. Vai alguma tela na frente,nao entendi muito bem o desempenho do alto falante virado???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de colocar tela, deixa o visual melhor mas se não for do seu agrado, pode deixar sem. O alto falante fica virado porque o designer da caixa funciona como uma corneta dobrada.
      Abraço.

      Excluir
  12. Então cara parabéns ficou show, teria como vc entrar em contato cmg por e-mail?
    se puder eu agradeço preciso tirar umas duvidas
    Segue: bmglok@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Parabéns!!! Pelo trabalho e acabamento. Gostaria de pedir se possível todas as medidas, para corte se puder eu agradeço desde já. E saber se poderia usar o subwoofer jblselenium 18sw5p 1200 rms em 8ohms
    Segue: eugenetaxistanapista@terra.com.br

    ResponderExcluir
  14. cara show de bola sua caixa, fiquei babando por ela. vou ter que montar para min, poderia me informar as medidas em centímetros exatos, de todas as madeiras presentes ai ? ou o que eu precisar saber para montar a caixa , desde já, grato.

    email dezenflores@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Muito show seu projeto,parabéns!!!se vc pudesse me enviar o projeto completo eu ia ficar muito grato!paulinho-14k@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. gostaria de saber altura , largura e todas as outras especificações , que eu não entendi no projeto. Grato. meu e-mail. jaquesilve@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Ola amigo, meus parabens adore a a sua explicação. Sou do rio de janeiro e aqui eu trabalho com caixas mtl-2 a um tempo. graças ao seu blog vou mudar para as t-18. Quero seguir a risca o seu projeto, dos cortes na madeira até a faze de pintura ! Entre tanto ainda existem umas dúvidas. Vc usou apenas compensado 18mm na construção, ou usou outro tipo e expessura de madeira ? Muito obrigado e me desculpa pela falta de intendimento, apesar de ser uma apaixonado por som eu sou um pouco leigo no assunto. :) abraço !

    ResponderExcluir
  18. amigos gostaria desse projeto para falante de 15", seria possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, o projeto é o mesmo, nada altera nas medidas, só muda o furo para fixar o falante
      de 15".
      Abçs.

      Excluir
  19. Parabéns esta caixa dá um ótimo resultado, montei um par delas e ficou muito bom os melhores subs que já tive até hoje.

    Dj Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Ricardo, esse projeto de subgrave dá uma resposta excelente.
      Valeu amigo, abçs.

      Excluir
  20. GOSTEIII MUITO DO CAPRICHO COM QUE VC FEZ A CAIXA
    POR FAVOOR RESPONDA ASS MEDIDA DAS CAIXA T 18
    P´ROFUNDIDADE ALTURA TODAS AS MEDIDAS

    ResponderExcluir
  21. ola gostaria saber as medidas para caixa sub grave de 15 polegada,obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para falantes de 15" as medidas do projeto não altera em nada, somente na furação para encaixar o falante, o restante permanece como está.
      Abçs.

      Excluir
  22. Bela caixa, Vc vende elas? Me manda um e-mail dizendo de onde vc é, e o valor do gabinete e o nivel de acabamento.
    Rodrigo Cardinot
    rcbm_mav@hotmail.com

    att

    ResponderExcluir
  23. posso coloca o Target Bass 18"de 3.0 nala

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo problema nenhum, já ví várias marcas de falantes nessas caixas e todos responderam bem, existe uma diferença mas nada que comprometa o desempenho.
      Abçs.

      Excluir
  24. muito bom projeto.....parabens...........pessoas como vc mereçem alem de elogios......muito reconhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, obrigado pela força. Criei esse blog para compartilhar um pouco do meu conhecimento para o pessoal do som para ajudar a não depender de terceiros para construir e pintar suas caixas.
      Valeu amigo.
      Abçs.

      Excluir
  25. Olá. Assim como você, sou um apreciador de som de qualidade, no entanto possuo duas caixas de grave cornetadas, feitas seguindo a risca um projeto que adiquiri no site da selenium, nas quais uso em cada um falante wpu 1809 de 450 w rms em 8 ohm. Estou pensando em substituilos por um da Eros de 700 w rms em 4 ohm. Para os falantes da selenium, estou pensando em fazer duas caixas bass reflex, se puder me dar uma dica se o que desejo vai dar um bom resultado no final, lembrando que ligarei os falantes, todos em uma potencia de 3000 w rms. Obrigado.

    ResponderExcluir
  26. mas tem nego burro mesmo, ta tudo explicado ai!

    ResponderExcluir
  27. Olá amigo boa noite!
    Vc pode passar as medidas deste projeto para meu email obs= para falantes de 18 polegadas por favor! Gostei muito do seu trabalho parabéns!!! (helycorrea@gmail.com)

    ResponderExcluir
  28. OLA AMIGO! GOSTARIA DE SABER SE VOCE JA TEVE A ESPERIENCIA EM AMBIENTE ABERTO COM ESSA CAIXA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, já tive sim e responderam perfeitamente dentro do esperado.
      Abçs.

      Excluir
  29. Eu preciso saber das medidas e costaria saber se serve para fazer ar livre por favor mei imail e fabioeletrecista59@yahoo.com

    ResponderExcluir
  30. BOA NOITE MEU AMIGO, GOSTARIA DE SABER QUAIS AS MEDIDAS PARA FALANTE DE 15" , SE POSSIVEL , GOSTARIA DAS MEDIDAS MEU EMAIL É DJWALDOMORAES@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para falantes de 15" as medidas do projeto não altera em nada, somente na furação para encaixar o falante, o restante permanece como está.
      As medidas segue as que estão no projeto da postagem.
      Abçs.

      Excluir
  31. 0lq amigo gostaria de saber se essas caixas ficcão melhor do que a meia sb 850
    para ar livre
    jenilsonspinola@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas são muito melhores em todos os sentido referente as meia sub 850
      Abçs.

      Excluir
  32. ola!!!! vç tem o projeto do sub da D.A.S para alto falante de 18 estou a fim de te compra 02 caixas.
    oliveiraferreir@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só preciso saber qual modelo da D.A.S. Tem um projeto dela só não sei se é a que você quer.
      Abçs.

      Excluir
  33. que tipo de madeira é essa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usei o compensado naval de 18mm para construir essas caixas, mas o recomendado é compensado naval de 20mm.
      Abçs.

      Excluir
  34. NESSE PROJETO JÁ FIZ 10 CAIXAS E VENDI TODAS ,VOCÊ FOI GRANDE IDEALIZADOR PARA O MEU NEGOCIO MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo, o propósito do blog é exatamente esse, que Deus te abençoe e você consiga cada vez mais vendas.
      Muito sucesso!!
      Abçs.

      Excluir
  35. por quanto faz cada uma destas ? dependendo fechamos algo grande.
    carlos.augustosilva@camara.gov.br

    ResponderExcluir
  36. Vc pode mim dizer se nesse projeto serve ou pode usado alto-falante polo de 15 Polegadas de 1080 watts.
    E-mail:lwkas.costa@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As medidas da caixa não altera em nada e você pode usar qualquer falante de 15" de preferência de alta potência. Abraço.

      Excluir
  37. Gostaria de saber se vai ficar boa para o alto da selenium 15SW3A 1100w

    ResponderExcluir
  38. alexandre vc teria este projeto para 21 polegadas
    mariolucio@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, eu não tenho e nem sei se existe este projeto para 21". Vou pesquisar, se conseguir envio pelo seu e-mail e também publico aqui.
      Abçs.

      Excluir
  39. oi amigo curtir muito o seu projeto breve farei 2 pares pra mim.
    colocarei 4 alto falantes de 18 tornado de 2200w.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tive a oportunidade de ouvír ela funcionando com esses falantes, mas se ficar bom, publica aqui para a gente saber, valeu?
      Abçs.

      Excluir
  40. Olá amigo, parabens pelo post! muito bom, mas eu gostaria de saber se vc consegue um projeto para alto falantes de 12p,... ou quanto eu devo diminuir nas medidas para ficar bom com alto falante de 12p. Me envie via email. Alex_de_noia@hotmail.com
    Se puder me fazer este favor fico agradecido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para esse projeto para falante de 12" eu ainda não conheço e não sei te informar se diminuir medidas vai responder o grave desejado sem riscos. Essa vou ficar te devendo. Abçs.

      Excluir
  41. Ola. Tenho 2 falantes de 18" 1000 wrms (Alpha) e gostaria de trocar as caixas que tenho por 2 deste modelo. Me passe por e-mail (le_rui@hotmail.com) um orçamento. Abraço!

    ResponderExcluir
  42. gostaria de saber aonde encotrar um curso desses,gosto muito som proficional

    ResponderExcluir
  43. Parabéns Muito bom seu trabalho, gostaria de saber altura , largura e todas as outras especificações , que eu não entendi no projeto. Grato. meu e-mail é vicentemanoel2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. 2 dessas caixas tocaria bem mais que uma caixa mtl-2 usando os mesmos falantes

    ResponderExcluir
  45. Vc consegue me mandar o progeto dessa caixa pelo email?gostaria de saber se consigo fazer uma caixa igual,mas se presiso de medidas differentes para autofalante de 12? Email :thigorvictor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. parabens pelo o trabalho, gostaria de saber se vc tem um projeto simples para falantes de 15 para usar medio ou grave que fosse individual, que se as proporçoes fosse parecidas com essa caixa :D , agradeço pela atençao . firmedia@hotmail.com, obrigado

    ResponderExcluir
  47. Muito otimo, gostaria de conseguir um projeto T15

    Atenciosamente: raymarshal
    email- raymarshal.22@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O projeto é o mesmo, não altera nenhuma medida, somente a furação para o falante. Abçs.

      Excluir
  48. Amigo sou meio nub, vc teria o projeto mais detalhado, existe algum problema se eu modificar as medidas para af de 15" , sei que o Sr la encima explica que serve as mediadas, mais eu diminuir no projeto os valores referentes as pol dos af tipo 18-15=3" = 7,62 cm ( 3 x 2,54) , ao invés de 620 eu teria 620-76,2=543,80, posso usar essas ideia de proporção e criar uma caixa menor em medidas, minha procupação sera que vai funcionar. tirei mu dia hoje para construir duas caixas se o Sr puder me orientar te agradeço.
    srevandroribeiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  49. Bom dia amigo, tenho 2 falantes Unigauss de 18" 600W, estes falantes fica legal nessas T18 ?

    Abraços !

    ResponderExcluir
  50. Ola amigo,gostaria de saber quantas chapas de compensado vc gastou?

    ResponderExcluir
  51. Ola amigo,gostaria de saber quantas chapas de compensado vc gastou?

    ResponderExcluir
  52. Ola amigo,gostaria de saber quantas chapas de compensado vc gastou?

    ResponderExcluir
  53. A unidade de medida é o milimetro (mm).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as medidas estão em milímetros. Abçs.

      Excluir
    2. Todas as medidas estão em milímetros. Abçs.

      Excluir
    3. Todas as medidas estão em milímetros. Abçs.

      Excluir
    4. Bom dia Alexandre, gostei muito do projeto da t-18, gostaria que e enviasse as medidas pois gosto muito de ouvir um som pesado em casa
      email- flaviofernandesmg@gmail.com

      Excluir
  54. Ola Arnold gostei muito do seu projeto. gostaria se voce pudese me enviar as medidas bem especificadas pois na enlustraçao nao da para ver com precisao. um abraço. email-sriba480@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. qual a quantidade minima de caixa para uma boa resposta?

    ResponderExcluir
  56. Ola meu nome é Alex eu queria saber um projeto para um alto falante da selenium de 15 2500rms qual é a litragem mais adequada para um som alto motivo (Corsa Classic a altura da mala de 45cm) envie-me para o meu e-mail :leck.almeida@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Olá , meu nome é Aurélio e trab com P.A no sul de MG . Eu teria interesse em comprar alguns gabinetes. Vc faria p mim ? E tb usaria os Sub 800 da Oversound.
    aureliok@i.com.br
    ABS amigo.

    ResponderExcluir
  58. Corrigindo , aureliok@oi.com.br

    ResponderExcluir
  59. ola boa tarde cara muito bom este seu projeto da t18 ja fiz um aqui para mim fivouu massa com a sua dicas mais teria como vc mim mandar passa a passo do projeto desta caixa de medio agudo que vc tem no slide que eu vir no seu tutoria de pitura aguardo resposta

    ResponderExcluir
  60. Boa noite Alexandre! Meu nome é Paulo, possuo dois falantes oversound 600 RMS, 8 OHMS, 18 polegadas e gostaria de saber se eles proporcionariam um grave legal nesse projeto de caixas. Gostaria de lhe solicitar que me enviasse, via EMail, esse projeto para que eu possa montá-las. Ah! O ideal é fazer a caixa com MDF ou compensado? Fico grato pela atenção, Paulo. Meu EMail é pauloassis135804@ig.com.br

    ResponderExcluir
  61. Bom dia tou precisando saber como eu posso fazer uma caixa com grave de 15 e de 10 da selenium a de 15 em baixo e a de 10 em cima gostaria de saber a litragem da caixa pra o som sair bom agora e pra casa

    ResponderExcluir
  62. BOM DIA EU ESTAVA ACOSTUMADO COM A CAIXA TRAPEZOIDAL COM UM GRAVE RELATIVAMENTE FORTE MAS QUANDO MONTEI 1 PAR DE T18 COM OVERSOUND DE 18/800 MEU DEUS DO CÉU.. BATE MUITO.

    ResponderExcluir
  63. Bom dia amigo tem como vc postar ou mandar pra meu email um mold para eu fazer as alças da caixa,fico no aguardo
    luizsoundcar2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. Arnold, tudo bem? Me chamo Alexandre, gostaria de saber com o mesmo, se é melhor pintar em PU ou em batida de pedra, vi as duas técnicas aqui no BLOG, digo acabamento, profissionalismo e impermeabilidade, qual dos dois é melhor? meu e-mail é alexandre.rader@gmail.com sou fabricante de alto falantes! Abraço

    ResponderExcluir
  65. olá gostei muinto desse projeto. tou pensando em montar duas caixas dessa ou uma MTL 18 -02 model eletrovoice, voçe teria as medidas desses respectivos projetos.. se puder me passar desde já agradeço..grande abraço e fica com deus irmao... meu email. jailtonmix@hotmail.com

    ResponderExcluir
  66. ola bom dia . parabens pelo seu trabalho.
    olha gostaria de montar um som para festa em rua aproximadamente 3 mil pessoas. estas caixas de sub vc saberia me dizer quantas eu preciso. bode me ajudar com ideias , aguardo resposta depositopedrao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  67. Antes de tudo, Parabéns, ótimo trabalho.
    Tenho umas duvidas:
    Quanto custa em média a fabricação de uma caixa dessa?

    ResponderExcluir
  68. Olá Amigo,Por favor, Me chamo Ronaldo Monteiro, resido no Rio de Janeiro, gostaria de obter o orçamento de 1 par caixas sub t-18, pintadas c/ tela p/ sub de 800wts da over sound. Informe a forma de pagamento.
    Responda no e-mail: rmshow@gmail.com .
    Desde já muito obrigado
    Ronaldo Monteiro

    ResponderExcluir
  69. Valeu companheiro, fiquei maravilhado pelo seu projeto PARABENS! Ficaria muito agradecido se me enviasse todas as medidas no meu email: elsonaguafria75@hotmail.com, obrigado.

    ResponderExcluir
  70. Olá! Realmente como todos os comentários, parabenizo pela iniciativa de compartilhar seus conhecimentos. O projeto está bem detalhado para qualquer marceneiro fazer sem erros. Sou um entusiasta em marcenaria e eletrônica e pretendo adquirir alguns maquinários para marcenaria afim de realizar alguns projetos como este. Há alguns dias encontrei um site que até ensina a construir amplificadores e alia marcenaria com computação e audio na construção de um equipamento em madeira com computador embutido para tocar músicas e até videos. CONFIRA: http://construyasuvideorockola.com/ é em espanhol mas vale conferir.
    Também consegui aqui na net uns projetos de caixas acústicas (não convencionais e algumas até estranhas) que está em inglês e se quiser mando por e-mail.
    Boa sorte! E mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  71. Olá, boa tarde!! Se for para graves de som automotivo essas caixas são melhores que as Euclides??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ai é sub..
      Euclides é gravevbem diferente

      Excluir
  72. Amigo, boa noite!!
    Que Deus derrame sobre a sua Vida e Família toda a sorte de benção, esta caixa é excelente. Mas você poderia enviar para o meu e-mail o projeto da T15 se você o tiver? lucianovocal@gmail.com

    ResponderExcluir
  73. Amigo adorei seu trabalho, será que você poderia me enviar as medidas da caixa? Ela responde melhor que a Whorn e Euclides? lucaspereira003@gmail.com

    ResponderExcluir
  74. Olá você saberia me dizer quanto à valores gastos na montagem? Uma chapa de compensado naval seria suficiente? e se usasse MDF de 18 mm seria fraco vibraria?ou teria algum outro problema?
    obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  75. caso eu faça esta caixa pensando inicialmente em utilizar um falante de 15" e mais tarde resolva substituir por um de 18" eu utilizo o mesmo furo ou terei que aumentar? ou existe um outro truque que eu possa utilizar? obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  76. posso "aproveitar" o angulo na parte de baixo da caixa e por duas rodas para transporte?

    ResponderExcluir
  77. Olá amigo gostaria de saber se vc pode me passar as medidas pois gostaria de fazer uma dessas obra prima meu email CIMAR.SANTOS@GMAIL.COM desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
  78. ola amigo bom dia eu gostaria de saber se poderia mim enviar as medidas de altura largura e profudidade usando auto falante de 15 e 450 wates wpu obigado /meu imail/alexmillerdoforro@gmail.com

    ResponderExcluir
  79. Boa tarde!!
    Tenho uma duvida, se puder me esclarecer, ficarei agradecido.
    Qual o melhor desempenho de som, as caixas T15 de 750 w ou as Subwoofer Vip 15 Passivo 750 Watts - Leacs?

    Meu e-mail: jairison@yahoo.com.br

    Atenciosamente...
    Ah, e Feliz Ano Novo com muito sucesso a vc!!!

    ResponderExcluir
  80. Boa noite! esse modelo suporta um de 18 de 1200 Rms

    ResponderExcluir
  81. ola você poderia me mandar .... o projeto mjdistribuidora.arc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  82. Parabéns amigo, vc ganhou além do meu respeito o meu reconhecimento pelo excelente profissional que vc é
    afinal todos deveriam repassar seus conhecimentos para a humanidade e pessoas do ramo deveriam acabar com essa historia de competitividade e ajudar uns aos outros para colaborar com o futuro de grandes profissionais

    valeu continue assim e que Deus te abençoe cada vez mais

    ResponderExcluir
  83. ola amigo,voce poderia mandar para mim o projeto com as medidas deste modelo de caixa t 18, as medidas de corte ,para eu montar para mim em casa gostei deste modelo ! e ouço falar bem dela, por favor ,meu endereço de i-mail é wandermilhomem@hotmail.com ,aguardo obrigado.

    ResponderExcluir
  84. meus parabéns amigo lindo trabalho,sou apaixonado por som e sempre tive a curiosidade de saber como era o processo de montagem e pintura dessas caixas que deus abençoe seu trabalho e que lhe de muita sabedoria abraços.

    ResponderExcluir
  85. por quanto vc faz essa caixa... vc envia para outro estado......

    ResponderExcluir
  86. parabéns pelo trabalho amigo.
    observei que muita gente esta com dificuldades nas medidas.
    pessoal, as medidas estão todas la na imagem logo no inicio do post, basta observar que as medidas estão em milímetros, e ai é só montar e faxer muito barulho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigos, meu nome é Arnaldo Ferreira, sou do Rio de Janeiro (Jacarepaguá), no Face: djarnaldorj caso tenha alguém interessado em Gabinetes ¨T18 eu fabrico, vejam fotos no Face, se preferir entre em contato através do e-mail: djarnaldoferreira@terra.com.br posso mandar fotos e esclarecer todas as suas dúvidas.

      Excluir
  87. Gabinetes para Caixa de Som de Sub-Gravet18, sou do Rio de Janeiro e fabrico, caso tenha interesse, entre em contato: djarnaldoferreira@terra.com.br (veja fotos no Face: djarnaldorj

    ResponderExcluir
  88. ola amigos a caixa e muito boa gostaria de saber se pode ser ativada me de esta dica ELCIO DELPRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Elcio, respondendo a sua pergunta, a T18 pode sim ser ativada, no entanto, pra uma maior eficiência da caixa, sugiro utilizar ela no modo tradicional. Abs. Arnaldo Ferreira

      Excluir
  89. Ola amigo, boa tarde, adorei este projeto, comprei uma caixa desta pra fazer um teste, mas não é igual a sua, gostaria de copiar este projeto seu com estes sarrafos seria possivel vc me enviar o projeto?
    Desde já agradeço a atenção a mim dispensada, fique com Deus
    Meu contato juliobambam@oi.com.br
    Abraços....

    ResponderExcluir
  90. Boa tarde estou precisando de um projeto de caixa para grave, medio e agudo com falante de 18

    ResponderExcluir
  91. Estou precisando de uma caixa de grave para auxiliar minhas selenio medias e agudo.
    estou pensando em usar um tornado da selenium 18 pol 2500RMS ou um Eros E-21 Panzer 2500 Watts RMS ou 1500 rms de 18 pol.

    ResponderExcluir
  92. Olá meu amigo sou de Santa Maria Rio Grande do sul, se fosse possível ao amigo enviar o projeto para que eu possa imprimir com as medidas para que eu possa construir umas caixas destas. sou apaixonado por som e gostaria de aos poucos começar a montar algumas caixas para mim e se for possível me enviar para o meu Email eu ficaria muito agradecido. Sou locutor da Rádio Medianeira FM100.9 e da Medianeira AM1.130 aqui de Santa Maria. Um grande abraço meu amigo. meu Email é: ernandes08@hotmail.com

    ResponderExcluir
  93. Olá meu amigo sou de Santa Maria Rio Grande do sul, se fosse possível ao amigo enviar o projeto para que eu possa imprimir com as medidas para que eu possa construir umas caixas destas. sou apaixonado por som e gostaria de aos poucos começar a montar algumas caixas para mim e se for possível me enviar para o meu Email eu ficaria muito agradecido. Sou locutor da Rádio Medianeira FM100.9 e da Medianeira AM1.130 aqui de Santa Maria. Um grande abraço meu amigo. meu Email é: ernandes08@hotmail.com
    Se for possivel gostaria de perguntar ao amigo se vc tem mais projetos de caixas especiais para voz e instrumentos musicais. Agradeço de coração e sucesso ao amigo.

    ResponderExcluir
  94. OLA GOSTEI DO PROJETO PODERIA INFORMAR AS MEDIDAS DA PEÇAS EM CM JOSELUCAS820@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  95. fala brother primeiramente parabéns por esse iniciativa to querendo fazer umas caixas simples para fones de 10 se tiver e poder me manda por email ou no face book obg abração fica com Deus link do face https://www.facebook.com/profile.php?id=100004237631016

    ResponderExcluir
  96. OLA AMIGO PARA UMA CAIXA RETANGULAR PARA UMA PIKUP COM 2 FALANTES WPU 1809 QUE LITRAGEM VC INDICA E OS DUTOS QUNATOS E DE QUE POLEGADA
    ATT/JULIANO

    ResponderExcluir
  97. posso colocar um alto falante de 15 de 600 watts ???? me passa as medidas por email por favor, pode ser essa de da t-18 mesmo. obrigado. ((( leparquealto@hotmail.com )))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto para falantes de 15" e 18" para qualquer marca e modelo não muda as medidas que estão no projeto da postagem. Abçs.

      Excluir
    2. Ola amigo vc a a munha iluminaçao k kk manda no meu emal as medidas dos corte porque nao estou conseguindo compreerder ja jogei fora uma folha de mdf, me ajuda. Franciscopardinho@gmail.com

      Excluir
  98. oi meu nome e diego eu queria saber a litragem e as medidas da caixa pra um eros de 18 de 800rms

    ResponderExcluir
  99. É possível dupicar essa caixa com 2 altofalantes

    ResponderExcluir
  100. qual a resposta de frequencia desta caixa ?

    ResponderExcluir
  101. tudo de bom para vc fiquei impressionado, .poderia me mandar as medidas,meu email é bcarlos01@ig.com.br
    desde já agradeço
    carlos

    ResponderExcluir
  102. Ola você não tem projeto de caixas line array?

    ResponderExcluir
  103. Amigo bacana demais o projeto,tem como enviar as medidas pelo meu email jefindsp@yahoo.com.br pois nao estou entendendo.Se tiver como agradeço demais.Deus abençoe boa sorte.

    ResponderExcluir
  104. Gostaria de saber qual a litragem dessa caixa

    ResponderExcluir
  105. Boa noite Arnold, estou precisando trocar os meus subs uso sb 2/18
    e ouvi falar bem da t18 , você confecciona e vende?

    Outra coisa uso PA Lyne com 2 de 12" mg400 e Ti 3653 da oversound 6 para cada lado acha que combina com a t18.

    fico no aguardo, muito obrigado.
    Marquinho Duarte.

    ResponderExcluir
  106. Querido, qual a potência máxima de um falante que posso utilizar neste tipo de caixa? Obrigado

    ResponderExcluir
  107. Alexandre, valeu sua ideia de dividir esse conhecimento.
    Deus t abençoe semore

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem o porque eu guardar para mim ou cobrar, também estou no mesmo barco e já penei muito para conseguir essas dicas, e acredite se quiser, tem uns "bananas" concorrentes que me criticam muito com isso kkkkk O importante é que eu me sinto bem repartindo o pouco que eu sei!
      Obrigado!!
      Forte abraço!

      Excluir
  108. Parabéns pelo seu projeto Arnold, fiz duas T18 para mim e analisei muito seu projeto porém resolvi confeccioná-la de forma diferente, a finalizei pela lateral e não pelo centro igual a vc, usei apenas parafusos e cola, sem nenhum prego. Fica ai um link do meu projeto. Adicionei alguns ângulos na planta da caixa que não haviam no original e por não haver estes ângulos deu mais trabalho nos cortes das placas. Com os ângulos as peças ficam na medida perfeita e a montagem é exata. Pesquisei muito sobre revestimento acústico nas T18 e onde eu vi ninguém os coloca mas em contato com a Eros eu resolvi experimentar e ficou uns 20% melhor (conclusão empírica). Abraços irmão. Att Joãoasm.
    http://www.4shared.com/rar/DR7N8B6Zce/Caixa_T18_por_joaoasm.html

    ResponderExcluir
  109. Valeu Arnold seu projeto é espetacular eu sempre quis ter um par destas caixa e agora eu tenho graças a esta postagem, deu um pouco de trabalho para montar mas deu tudo certo muito obrigado mesmo q Deus ti abençoe, ah ea pintura também ficou muito massa muito obrigado mesmo...

    ResponderExcluir
  110. boa tarde Arnold muito bom o projete tenho 2 Eros 18 de 2250 rms sera que rende um grave legal nesta caixa de já agradeço e parabéns pelo projeto

    ResponderExcluir
  111. Boa tarde! Qual a altura total da caixa? É 76,8 ou 76,8 +tampa superior+tampa inferior? Desde já obrigado!!!

    ResponderExcluir
  112. vc vende essas caixas? quanto fica cada uma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou mais fabricando não Lucas. Eu fazia sob encomenda mais parei por falta de tempo.
      Valeu amigo!
      Abçs.

      Excluir
  113. Bom Dia, Alexandre, parabéns pelo trabalho.. posso usar MDF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faça isso, use compensado naval de 18 ou 20 mm. O MDF é muito frágil e pesado, vc vai perder a caixa rapidinho.
      Abço.

      Excluir
  114. ARNALDO SIMPLIFICA PRA GALERA AS MEDIDAS SOMOS LEIGOS NO ASSUNTO.
    DIGO MAIS ESTAMOS ARRISCANDO ATE DE MARCENEIRO PRA EVITAR O CUSTO MAS COMO NAO SOMOS PROFISSIONAIS GOSTARIAMOS DAS MEDIDAS EM PROF- LARG-ALTU -AS MADEIRAS QUE VAO DENTRO,OBRIGADO E FIQUE COM DEUS. MEU IMAIL DECIO,LUIZ@CEC.COM.BR--NEXT 78644041---ID 55*921*12227 DECIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela dificuldade que estou observando da leitura do projeto, vou tentar detalhar para facilitar para a galera, Só peço um pouco de paciência pois estou com pouco tempo para preparar esses detalhes e postar.

      Valeu amigão!
      Abraço

      Excluir
  115. olá amigo.a algm tempo atras fiz uma t 18 so q sem as medidas.so vi o modelo e fiz na base do olho mesmo.quando vou usar as vezes da uma resonacia no microfone .tipo quanto solto a batida do teclado o grave fica resonando,será q é a caixa fora do projeto? meu imail é skemabil10@gmail.com

    ResponderExcluir
  116. esse projeto serve pra taget de 1500rms

    ResponderExcluir
  117. Boa noite amigo parabens pelo projeto quanto sai um par dessas caixas ?
    Edilsonassis1@hotmail.com
    Desde ja agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  118. olá amigo sou dj bilu e eu gostaria de saber se este projeto fica legal com o alto falnate eros de 18 pg de 1500 rms.ficarei mt grato pela a sua resposta.biluforro@gmail.com um agrande abraço.

    ResponderExcluir
  119. gostaria muito que você mandasse para mim este esquema desta caixa pois estou querendo fazer uma boa de grave, meus falamtes são de 15 x 600Wrms alpha kromus

    ResponderExcluir
  120. Estou com um projeto de fazer uma, gostei muito... Obg

    ResponderExcluir
  121. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  122. Meu nome e Marcio gostei do seu projeto gosto mt de som e gostaria ao menos tentar fazer uma caixa para mim mas nao entendi direito seu passo a passo tem como vc me mandar as medidas da caixa em centimetros da caixa t 18 desde ja te agradeço e parabens pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
  123. Descupa esqueci de mandar meu imail è mauriciiblei73@gmail.com.

    ResponderExcluir
  124. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  125. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  126. ola poderia mandar para mim os esquemas desta caixa T18, obrigada.

    ResponderExcluir
  127. amigo a t 18 suporta 2500 watts da selenium

    ResponderExcluir
  128. Olá Arnold espero que esteja bem, essa T18 fica legal com 18.2 600 oversound, vc já ouviu, quero fazer pra usar em som ao vivo, no momento estou usando meia SB mas não estou satisfeito ressona muito, no baixo fica legal mas no bumbo da muito trabalho pra ajustar, obrigado.

    ResponderExcluir
  129. Senhor Arnold boa tarde, meu nome é Sergio e gostaria se possível for, o senhor me enviar para meu email as medidas de altura, Largura e profundidade, pois eu sou amador e curioso e gostaria muito de tentar realizar seu projeto. Aceito de bom grado também algumas sugestões para que eu possa me aperfeiçoar, não quero comercializar, apenas fazer como hobby. Desde já agradeço sua atenção e aguardo ansioso sua resposta. Meu email é sergiomatielli@bol.com.br ou ainda sergio_lessa9@ig.com.br (sou de Duque de Caxias - RJ).

    ResponderExcluir
  130. Senhor Arnold boa tarde, meu nome é Sergio e gostaria se possível for, o senhor me enviar para meu email as medidas de altura, Largura e profundidade, pois eu sou amador e curioso e gostaria muito de tentar realizar seu projeto. Aceito de bom grado também algumas sugestões para que eu possa me aperfeiçoar, não quero comercializar, apenas fazer como hobby. Desde já agradeço sua atenção e aguardo ansioso sua resposta. Meu email é sergiomatielli@bol.com.br ou ainda sergio_lessa9@ig.com.br (sou de Duque de Caxias - RJ).

    ResponderExcluir
  131. alguem pode me passar as medidas dos cortes por email, geovanedesena@gmail.com obrigado!

    ResponderExcluir
  132. Qual a litragem dessa caixa (litros)? tenho um sub600 18' oversound - essa medida cabe? o fabricante orienta litragem para 350L

    ResponderExcluir
  133. Entendi todas as medidas, queria q vc tirasse apenas uma duvida, eu posso fazer dupla, deitada, deixando os falantes afastados ou seja unindo as saidas do som? Nao perde rendimento? É q eu tenho 8 falantes e quero fazer apenas 4 caixas. Porfavor tire minhas duvidas sobre posiçoes da caixa, para nao anular o som. Meu imail é r.coutinho03@gmail.com , te aguardo.

    ResponderExcluir
  134. Olá amigo, antes de tudo gostaria de dar os parabéns pelo projeto ! Mas ainda resta uma pequena dúvida. No momento da ligação do sub no amplificador, os polos (positivo/negativo) devem ser ligados de forma invertida ? Ou a ligação deve ser feita de modo normal ? Boa sorte nos projetos e um forte abraço !

    ResponderExcluir
  135. boa tarde amigo com uma placa para ativaçao a t8 serviria para un cubo de baixo?

    ResponderExcluir
  136. boa tarde amigo com uma placa para ativaçao a t8 serviria para un cubo de baixo?

    ResponderExcluir
  137. se puder me mandar as medidas bem certinho por favor ao meu email marcosgabriel@avivandoeuropa.com ou uma outra que sirva para cubo de baixo

    ResponderExcluir
  138. Olá amigo gostaria do projeto com as medidas poderia me enviar des já muito obrigado contatodjdaniel@Yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  139. Olá amigo gostaria do projeto com as medidas poderia me enviar des já muito obrigado contatodjdaniel@Yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  140. Olá Sr. Arnold boa noite!
    Posso usar um falante 18" Eros tarjet bass 3.0k em 2 ohms?
    Se for possível me envia as medidas da caixa. musicaljunqueiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  141. bom dia caro amigo me surgiu uma gande duvida qual madeira seria melhor usar MDF ou o compenssado naval ,poderia de ajudar com esta duvida

    ResponderExcluir
  142. ola estol muito afim de fazer uma caixa dessas mais nao tenho as medidas sera que alguém pode min ajuda diegocross_rad@hotmail.com ja agradeço des de ja obg...

    ResponderExcluir
  143. boa tarde amigo, não consigo visualizar as medidas do projeto, poderia me enviar por gentileza? a algum tempo venho querendo fazer essa caixa. obrigado pela postagem. sucesso meu amigo.

    ResponderExcluir
  144. boa tarde amigo, não consigo visualizar as medidas do projeto, poderia me enviar por gentileza? a algum tempo venho querendo fazer essa caixa. obrigado pela postagem. sucesso meu amigo.

    ResponderExcluir
  145. opa, consegui ver, a foto das medidas não estava abrindo. deu certo e amanhã começo cortar as chapas de compensado naval. para maior durabilidade estou construindo a parte externa com madeira de 25mm, ignorei o peso extra, e as internas com 18mm. em breve postarei as fotos das belezinhas prontas. pretendo usar 36 caixas em todo meu sistema de P.A. mais uma vez, agradeço por compartilhar o projeto.

    ResponderExcluir
  146. vc tem projeto caixa w para 2 de 18"

    ResponderExcluir
  147. Amigo, boa noite!!
    Que Deus derrame sobre a sua Vida e Família toda a sorte de benção, esta caixa é excelente. Mas você poderia enviar para o meu e-mail o projeto da T15 se você o tiver? Tenho duas snake de 15 polegada de 800watts 8ohmos que dar 1600 poderia me manda as medida das madeiras e da caixa pronta desde ja agradeço email e jorgeroberto04@hotmail.com

    ResponderExcluir
  148. Amigo, boa noite!!
    Que Deus derrame sobre a sua Vida e Família toda a sorte de benção, esta caixa é excelente. Mas você poderia enviar para o meu e-mail o projeto da T15 se você o tiver? Tenho duas snake de 15 polegada de 800watts 8ohmos que dar 1600 poderia me manda as medida das madeiras e da caixa pronta desde ja agradeço email e jorgeroberto04@hotmail.com

    ResponderExcluir
  149. Boa tarde amigo. Você poderia me mandar o projeto de caixa de som para alto falante de 12" + tuiter + medio. passivo.
    jecjean@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  150. Boa tarde amigo. Você poderia me mandar o projeto de caixa de som para alto falante de 12" + tuiter + medio. passivo.
    jecjean@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  151. olá amigo gostei desse projeto . meu falante é de 15" seco com tuiter posso usar esse projeto. andersonmalakovsky@gmail.com obg.

    ResponderExcluir
  152. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  153. POSSO FAZER UMA CAIXA DESSA PRA FALANTE DE 15 WPU 900W 450 RMS

    ResponderExcluir
  154. Cara quantos vc cobraria para fazer duas dessas caixas .vc faz sobre encomenda

    ResponderExcluir
  155. Cara quantos vc cobraria para fazer duas dessas caixas .vc faz sobre encomenda

    ResponderExcluir
  156. Olá boa noite! Alguém sabe me falar ql a litragem da cxs T18? Desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
  157. Olá boa noite! Alguém sabe me falar ql a litragem da cxs T18? Desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
  158. Ola boa noite gostaria que vc me mandasse as medidas dessas caixas meu amigo tem 4 delas eu gostei muito do grave. E show. Gosto muito daqueles pancadao por favor me mandes as medidas e o tipo de material que tenho que usar abraços deus te abençoe meu email jnjonasduarte7@gmail.com fica com deus

    ResponderExcluir
  159. Ola boa noite gostaria que vc me mandasse as medidas dessas caixas meu amigo tem 4 delas eu gostei muito do grave. E show. Gosto muito daqueles pancadao por favor me mandes as medidas e o tipo de material que tenho que usar abraços deus te abençoe meu email jnjonasduarte7@gmail.com fica com deus

    ResponderExcluir
  160. essa caixa necessita de algum tratamento acústico

    ResponderExcluir

COMENTE, OPINE, DÊ SUGESTÕES DE POSTAGEM