quarta-feira, 18 de abril de 2012

PINTURA TEXTURIZADA A BASE DE POLIURETANO (PU)

Pintura texturizada a base de poliuretano (PU)
   

           Existe muita maneiras e fórmulas para pintar com texturas sua caixa acústica, e uma delas  é a pintura a base de PU, que deixa um acabamento mais refinado que o batida de pedra que foi postado anteriormente, porém mais cara, e para dar um bom resultado, exige um pouco mais para a preparação da pintura já que a tinta não é densa como o batida de pedra, que esconde algumas falhas deixadas na madeira.
        Para fazer este trabalho de pintura texturizada em sua caixa, voce tem que ter disponível um compressor, uma pistola de pintura e uma pistola com bico de pulverização.


     Material para realizar a pintura:


  • massa para madeira
  • lixas gr 80, gr 150 e gr 220
  • massa plástica (plastic)
  • massa rápida cinza
  • espátula plástica
  • primer a base de PU
  • tinta PU
  • redutor para pinturas em PU

  1. Todos os defeitos causados na madeira pelo martelo, nos locais onde levou pregos ou parafusos, e também naqueles arranhões mais profundos causados no manuseio da caixa durante sua construção, faça a correção com a massa plástica e dê o acabamento com a lixa gr 80.
  2. Com a massa para madeira, espalhe com a espátula em todas as superfícies da caixa em camadas finas, pelo menos em três a quatro demãos, cobrindo todos os lados da caixa. Depois de bem seca a massa use a lixa  gr150 de preferência com uma lixadeira orbital , mas se não tiver lixe manualmente mesmo, usando uma madeira ou uma sola de chinelo de borracha sobre a lixa, para dar um acabamento uniforme da massa deixando as superfícies da caixa totalmente lisas.
  3. Limpe bem  caixa com o jato ar do compressor eliminando todo o pó das massas lixadas, e aplique com a pistola de pintura o primer a base de PU em todo lado externo da caixa.
  4. Como a massa rápida cinza, corrija os defeitos das superfície, como as pequenas marcas deixadas de lixas, pequenos orifícios que a própria massa deixa, enfim, tente eliminar o máximo de defeitos que você localizar. Com a lixa gr 220 lixe todas as correções feitas, e depois lixe geral, cetificando que as superfícies da caixa estão  lisas e sem defeitos.
  5. Com a pistola de pintura aplique a tinta PU diluida com redutor sobre toda a caixa e espere secar.
  6. Com a tinta PU sem diluição nenhuma de redutor, aplique com a pistola de pulverização, com uma pressão constante de 80 lb, com uma distância aproximada de uns 40cm. Acione o gatilho da pistola fora da caixa, passe por ela numa velocidade uniforme e só desacione depois que passou pela caixa, isto evita que sofra concentração de tinta deixando um acabamento perfeito na textura. Aplique as demãos até que fique de acordo com a textura que voce quer.

Dica: Faça antes um teste em uma chapa de madeira, seguindo todo o processo da pintura para garantir que nada vai dar errado.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 comentários :

  1. SOu cliente e amigo do Alexandre e recomendo seu trabalho para qualquer profissional ou iniciante,serviço de altissima qualidade,entega dentro do prazo e clientes 100% sastisfeitos,vale a pena vc conferir.
    DJ.

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu venho procurando tinta para caixa de som, pois vou começar um projeto novo que é a fabricação de caixas de som e faltava a tinta certa para dar inicio. pesquisando pude perceber que a pu texturizada é o que eu precisava. caso vcs tenham outras dicas ate mesmo o local a onde comprar favor entrar em contato pelo sseu_pai@ig.com.br . abraçao sergio

    ResponderExcluir
  3. parabens ja tinha muito tempo que eu procurava a formula dessa pintura so aqui tem obrigado me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  4. OLA,EU SOU VALMIR DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS AL,sou:baixista guitarrista e vocalista.olha essas dicas que você deixa na internet è excepcional cara!!parabens adoro som. tenho um pequeno som, e vou seguir suas dicas OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  5. segui a explicação passo a passo é adorei o resultado obrigado a todos pela aula de pintura.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia lindo trabalho, digno de um mestre vc e uma pessoa mto inteligente e abençoada por Deus, eu tnho sonho de montar meu proprio som se o amigo naum achar um abuso me manda por imail o projeto com as edidas ficarei grato pelo resto da vida dmeu imail, fernandogoncalves25@hotmail.com
    desde ja meus sinceros agradecimentos

    ResponderExcluir
  7. olá!! parabéns pelo trabalho!! show demais!! vc teria o projeto das KF 2x12 e 2x15 mais corneta?? vi uma caixa de sube selada na frente só tem 6 dutos o amigo disse que o falante fica de cabeça pra baixo, é muito pequena ela !! bem menor que a T18 e duvidei do grave dela, quando ele ligou me imprecionei!!! vc conhece esta caixa? conhece este projeto? teria ele para eu dar uma olhada?? pesquisei tudo e ninguém conhece esta caixa!! grato abração email:madureira2004@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Que tipo de caixa de som é essa? Tem o projeto? manda por e-mail: nilton.maceio@gmail.com. grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa caixa é metade de uma SB 800. É como se cortasse uma SB 800 pela metade.

      Excluir
  9. Boa Noite amigo!!! Entre a SB800 cortada ao meio e a T18 qual vc me indicaria pra montar um PA pra banda

    E meu amigo se puder me ajudar na questão do projeto da SB800

    E amigo nesse projeto T18 posso usar falante Oversound 18 pol 600 RMS ?

    Desde já agradeço abraço

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho,grande profissional.Gostaria de saber se vc consegue me mandar as medidas por e-mail everson.n.e59@gmail.com

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho,grande profissional.Gostaria de saber se vc consegue me mandar as medidas por e-mail everson.n.e59@gmail.com

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  12. SB ou t18 ? Pra tocar em casa qual e melhor por gentileza ?

    ResponderExcluir

COMENTE, OPINE, DÊ SUGESTÕES DE POSTAGEM